Tenha Mais Saúde Mental

Serviços

Livre-se de Ansiedade

Já ouviu falar por ai que vivemos na era da ansiedade? Se você sofre de ansiedade a chance é de que isso tenha um grande impacto sobre sua vida.

As crianças com transtorno de ansiedade têm mais problemas na escola (tanto sociais quanto acadêmicos) e muito mais chances de se tornarem adultos com problemas psicológicos.

A ansiedade, diferentemente de outras doenças mais modestas, é uma condição que causa impactos graves sobre a saúde e o bem- estar, em termos gerais.

Você já parou para pensar sobre quantas vezes evitou atividades e situações por medo? Medo de enfrentar desafios, de encarar uma plateia? Medo de sentir desconforto? Medo de morrer, de ter um ataque cardíaco? Medo de sentir inclusive ansiedade!

HÁ ESPERANÇA!

A psicologia moderna aprendeu muito sobre a ansiedade nas últimas décadas, e pode te ajudar a compreender que a ansiedade tem um papel fundamental em sua vida, e que é possível superá-la e não eliminá-la totalmente (ficar ansioso na janela de um prédio alto pode salvar sua vida!)

Tornar a ansiedade sua parceira! Fazer com que ela trabalhe a seu favor!

Você pode fazer tudo o que deseja, mesmo com as sensações de ansiedade. Afinal, ela é apenas desconfortável, mas não lhe oferece perigo algum.

Nossa ideia é contribuir para que as pessoas aprendam a aceitar sua ansiedade e passem a lidar com ela de forma mais inteligente e saudável, tornando suas vidas mais leves e produtivas.

VOCÊ TEM UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE?

Há seis transtornos de ansiedade conhecidos, cada um com seu grupo particular de sintomas (psicólogos e psiquiatras podem diagnosticá-lo e planejar o tratamento adequado a você).

1. Fobia específica;
2. Transtorno de pânico;
3. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
4. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
5. Transtorno de ansiedade social (TAS) ou fobia social;
6. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);

O QUE PODE SER FEITO PARA TRATAR OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE?

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que a resposta é “muito pouco”. Elas presumem que a ansiedade é a expressão de alguma falha fundamental em seu caráter, ou viveram tanto tempo com o problema que se acostumaram com ele. Ou, ainda, tentaram certos tipos de terapia (normalmente do tipo que tenta livrá-lo de suas “questões” pessoais mais profundas) e constataram que elas eram ineficazes.

Formas mais novas de terapia cognitivo-comportamental provaram ser eficazes no tratamento de transtornos de ansiedade maior.

Em casos mais graves, faz-se necessário acompanhamento psiquiátrico (medicação) + psicoterapia cognitivo-comportamental.

Os tratamentos citados acima não levam anos e anos para funcionar e a maior parte dos pacientes é capaz de manter a melhora indefinidamente por meio de uma maior conscientização e prática da capacidade de ajudar a si mesmo.

PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS:

Para que você entenda melhor como funciona, listo aqui alguns pontos que podem ser trabalhados em uma psicoterapia para tratamento da ansiedade:

• Investigação de sua história de vida e compreensão sobre as origens da sua ansiedade.
• Compreensão sobre as alterações que a ansiedade produz no seu corpo e na sua mente.
• Identificação de seu padrão de crenças e desenvolvimento de um mapa conceitual sobre o seu funcionamento atual.
• Prática de estratégias para lidar com a ansiedade de forma mais inteligente e saudável.
• Modificação de crenças disfuncionais sobre a ansiedade, substituindo-as por outras mais adaptativas.
• Treino de habilidades de comunicação assertiva para promover melhora nas suas interações sociais.

O tratamento utiliza ferramentas e técnicas de comprovada eficiência, baseadas na teoria Cognitivo-Comportamental, promovendo melhorias na sua qualidade de vida a partir de uma mudança nas formas de lidar com a ansiedade.